Base Aérea de Florianópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

A Base Aérea de Florianópolis - BAFL é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

Unidades Aéreas

A Base Aérea de Florianópolis não possui unidade aérea operando permanentemente desde a transferência do 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação para a Base Aérea de Canoas no final de 2016 / começo de 2017. No entanto, a localidade pode sediar diversas operações da Força Aérea Brasileira nas modalidades de apoio ou treinamento.

História da Base Aérea de Florianópolis

Como parte de um plano de reestruturação do sistema de defesa do litoral brasileiro, a Marinha do Brasil decidiu, em 1922, criar em Santa Catarina uma base de aviação naval. Assim, em 10 de maio de 1923, nasceu o Centro de Aviação Naval de Santa Catarina, sediado em Florianópolis, capital do estado. Para receber a nova base aérea foi escolhida uma grande área plana ao sul da cidade, denominada Carianos.

A base permaneceu como Centro da Aviação Naval até 1941, quando passou para a subordinação da recém criada Força Aérea Brasileira, recebendo a denominação de Base Aérea de Florianópolis - BAFL . Para assumir a base foi criado, em novembro de 1942, o 14º Corpo de Base Aérea.

Durante a II Guerra Mundial, foram alocados na BAFL dois bombardeiros Focke-Wulf Fw 58 Weihe, dois Grumman J4F-2 Duck e um Consolidated PBY-5A Catalina, com a missão de efetuar operações de patrulha antisubmarino na costa sul do Brasil. Em 1944, com o fim da guerra na Europa, a BAFL foi transformada em Base Aérea de 2ª Classe.

A Base Aérea de Florianópolis operava até 2016 a seguinte unidade da FAB:

A base contava ainda com um C-98 (Cessna 208) que fazia funções administrativas.

Galeria de imagens

Ligações externas

  • [1] - Galeria com fotos de P-95A de patrulha marítima do 2º/7º GAv, Esquadrão Phoenix.